quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Discriminação


Hoje trazemos-vos o tema da discriminação porque, nos dias que correm, ela ainda existe em demasia, seja de que tipo for! O que quero dizer com isto, é que a discriminação é uma das piores coisas que podem existir, além de que é um dos aspectos que mais marcam e prejudicam um ser humano psicologicamente, fazendo-o sentir-se de parte e repudiado pela sociedade. Não pensem que não sei do que falo, pois tanto eu como um outro elemento deste blogue passamos por isso diariamente.

Por vezes, nós e muitos outros passamos por esta situação. E pegando um pouco no caso da cegueira, mais especificamente, infelizmente muitas pessoas sofrem desnecessariamente, e a pergunta que aqui coloco é “porquê”? Não estaria já na altura do Mundo evoluir um pouco?
Boa gente, hoje em dia, sabe respeitar estas pessoas que apenas não possuem visão, mas como todos os seres humanos, nós cegos fazemos tudo o que um normovisual faz...mais depressa ou mais devagar, isso é relativo, pois a verdade é que conseguimos tudo! Eu poderia deixar aqui alguns exemplos de discriminação em relação a cegos, mas prefiro deixar antes um apelo para que isto não suceda com tanta frequência e também deixo um testemunho de uma grande amiga que trata estas pessoas como uma outra qualquer, ou seja, não tem preconceitos nenhuns! Deixo-vos então com o seguinte apelo: não tratem as pessoas cegas como uns estranhos, ou como uns inválidos...tratem-nas como devem ser tratadas: como seres humanos normais e capazes, iguais a todos os demais, tal como faz a nossa amiga Hachi!

Hachi: “Pessoalmente, creio ser uma estupidez o facto de se tratar o ser humano de forma diferente quando este possui alguma forma de deficiência, seja ela visual, motora, oral... o que quer que seja. Já há imensas injustiças no Mundo sem o ser humano ter de interferir para que elas existam, por isso, apenas gostaria de alertar para o facto de que o Mundo pode ser um sítio muito mais justo e agradável se simplesmente tratarmos todos de igual maneira. Tentem, não custa nada!”

11 comentários:

  1. Buenno! :) Qualquer dia chamam-me mesmo do avesso! Mas ja que tenho fama, tenha o proveito...
    Concordo plenamente com o texto que escreveram...
    Mas tal como escrevem! São pessoas totalmente normais! Exactamente é essa a minha questão..

    E nos ultimos dias nunca mais me esqueço do "Obrigado" que recebi de uma senhora cega que vi na estação de Setubal (Comboios).

    Para quem não sabe, actualmente a estação está em obras e os acessos são um pouco mais complicados do que o usual.
    As plataformas utilizadas são pré-fabricadas e montadas.
    Eis que ao fundo da plataforma vejo uma senhora invisual, com uma vareta para sentir o que se aproxima. Ao ver aquela imagem percebi que a senhora estava a espera de chegar a um ponto qualquer e pensei que fosse a saida.

    Pois fui ter com a senhora e disse-lhe que a saida ainda fica um pouco distante, mas que eu a podia levar...

    A senhora não imitiu um som...(podia ser muda pensei), mas não...falou mais a frente com uns seguranças...
    Apenas queria sentar-se...mas recusou a minha sincera ajuda...

    Desculpem mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  2. ta bue mas mesmo bue fixxe, eu conheço uma pessoa ke tb e tratada de maneira diferente so porke tem um problema eu acho muito mal isso, por isso concordo muito com este texto , por isso tentem nao custa nada.

    ResponderEliminar
  3. Não acho que devamos tratar toda a gente de forma igual. Todas as pessoas são diferentes e têm direito a sê-lo. Por vezes, quanto mais tentamos a igualidade menos ela fica perto de nós.

    Acho que, em relação a tudo, não nos podemos regir por "pré-conceitos", já que partimos desde logo com uma ideia que afinal pode não corresponder à realidade.

    Se é que me faço entender.... :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Eu também tenho 1 blog, chamado "Pardieiro da Tojeira". Pode parecer estúpido, devido à natureza do nome, mas de facto, a intenção do Pardieiro é criticar, de uma forma cómica, certos aspectos da sociedade actual e do modus vivendi dessa mesma sociedade.

    Gostámos do teu blog :)

    Queremos pedir-te 1 coisa: podes aceitar-nos como parceiros (embora não tenhamos quase nada a ver)?

    Nós faremos o mesmo e iremos promover o teu blog, esperando q promovas também o nosso.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela iniciativa !

    Iremos também pôr o vosso link na nossa lista de recomendações!

    Aliás, obrigado por tudo, e boa sorte também para vocês!

    ResponderEliminar
  6. Cuidado, não deixes q o teu juízo fique toldado pelas forças Crockerianas...

    Isso seria muito mau!

    :D

    ResponderEliminar
  7. Sim, os Simpson reflectem aquilo que o Pardieiro tenta fazer: criticar e rir!

    x'D

    ResponderEliminar
  8. Devíamos organizar uma manifestação: "B. Scott na TV, não !!"

    x'b

    ResponderEliminar
  9. Há vários tipos de discriminação, como por exemplo, quando alguém é portador de algum tipo de deficiência ou doença. Discrimina-se, também, devido à orientação sexual, aparência e por muitas outras razões. Sinceramente, não compreendo o motivo… Porquê discriminar as pessoas só porque têm alguma doença, porque são gordas ou magras, ou porque têm a pele de cor diferente? Acho isso tão errado, não suporto ver pessoas excluir outras só porque são “diferentes”.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, mais uma vez!

    Espero q continuem com o bom trabalho!

    E espero q venham a ganhar mais popularidade, para poderem tentar mudar a mentalidade de algumas pessoas.

    :D

    ResponderEliminar
  11. Tudo que necessitamos é a igualdade plena e absoluta, espero que isso ocorra cedo,mas caso venha tarde que venha pois todos aguardamos.Já diz o ditado popular: "Antes tarde do que nunca."

    ResponderEliminar