quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sentir a Música


Já imaginaram alguma vez como seria poder ouvir música, sentir todas as sensações que ela nos provoca e, no entanto, não conhecer as imagens dos instrumentos que são tocados, identificando-os apenas pelo som produzido? Parece uma pergunta complicada mas que nos faz pensar. Posso dizer-vos que, para quem está neste papel, a curiosidade de conhecer esses instrumentos musicais é enorme. E eu, que faço parte desse grupo de pessoas, resolvi debruçar-me sobre este assunto.
Neste ano iniciei um projecto exactamente neste sentido, ou seja, de tentar dar a conhecer instrumentos musicais a pessoas cegas através de uma exposição. Os instrumentos musicais são muito variados e, por essa razão, comecei por fazer um inquérito para, além de outras questões, saber quais os instrumentos mais conhecidos pelas pessoas cegas e aqueles que as mesmas têm mais curiosidade em conhecer. As respostas a ambas as perguntas foram variadas mas deu para perceber que praticamente todos os cegos têm curiosidade em conhecer pelo menos um instrumento, sendo o violino o mais escolhido pelo grupo de pessoas inquiridas.
Para além dessa exposição que ainda não foi realizada, pretendo também sensibilizar a comunidade geral e, sobretudo, professores de música, para o ensino e aprendizagem da musicografia Braille que é, para quem não sabe, a representação da escrita da música em Braille. Esta representação não é algo fácil de aprender pois envolve muitos símbolos um pouco difíceis de decorar devido à sua complexidade e também devido ao seu número. Esta escrita não é ensinada a alunos cegos na escola pois não há quem faça esse trabalho. São poucas as pessoas cegas que têm um conhecimento total da musicografia Braille e penso que a maioria dos professores de música sem deficiência visual nunca ouviu falar em tal coisa. Tudo isto faz com que a musicografia Braille não seja muito divulgada e até posta de parte, o que, na minha opinião, não é correcto.
Este projecto ainda não foi concluído. Aliás, ainda há muito por fazer com o objectivo de nos pôr em igualdade de circunstâncias, ou seja, com possibilidade de conhecer verdadeiramente os instrumentos musicais e com a possibilidade de aprender algo que todos aprendem na escola. Por isso, quem estiver realmente interessado no projecto, não se limite a apoiar mas também a contribuir!

7 comentários:

  1. Adorei a ideia do projecto! Estou curiosa para ver como vais desenvolver e dar forma a esta iniciativa e desejo-te, desde já, sorte para isso. É realmente uma boa ideia e já estava na altura de alguém a ter. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por ver pessoas como esta rapariga a não cruzarem os braços mesmo aquando a falta de visão pode ser considerada um dos maiores obstáculos na vida.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. musica e uma das coisas que mais gosto

    parabens pelo texto esta muito bonito:)

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, quero desejar-te boa sorte com o projecto! ^^
    Sem dúvida que é uma fantástica ideia!

    No que eu conseguir ajudar, podes contar comigo! ;)

    Certamente, muitas pessoas vão contribuir.

    ResponderEliminar
  5. Sentir a Musica.
    A musica nao é so sentida pelas pessoas que a tocam e a fazem chegar aos nossos ouvidos, mas sim tambem por quem é ouvinte da mesma, ela faz de nos e nos fazemos dela, uma companhia para a vida, porque desde bem cedo que começamos a ouvir coisas, simples coisas, que mais tarde nos fazemos os nossos "batuques" desde pequeninos, mas uns aninhos mais tarde, é que vamos tendo a noçao do que é realmente a musica. Quando começamos a saber o som da guitarra ou da bateria, mas voltando ao mundo dos pequeninos, nos começamos a ouvir, e eu falo por mim, coisas um pouco estranhas como aquelas musicas para os bebes,(que vergonha) e mais tarde passamos por outros estilos da mesma, que nos influenciam a algo, e ai sim quando ja temos a perfeita noçao do que este mundo é ja começamos a compreende-lo um pouco melhor, mas agora falando de outra parte importante, os cegos (eu nao lhes chamaria cegos, porque é um termo groceiro e que os deixa por vezer um pouco desconfortaveis com a sua propria situaçao) mas sim os invisuais, aqueles que nada veem mas apenas sentem, e ouvem claro. mas para eles como será sentir um instrumento? sentir aquele objecto que faz musica? vamos deixar esta questao um pouco pretinente no ar e deixar que chegue uma resposta.

    Bjs e abraços a esta equipa fantastica
    continuem
    Cumps*****

    ResponderEliminar
  6. Sim, a comédia é sempre uma boa maneira de conseguir transmitir as coisas, até porque a rir, dizemos muitas verdades!

    Se calhar, não diríamos tantas verdades se estivéssemos a falar "a sério"...

    Mas de qualquer forma, o vosso blog está muito bom, continuem! Quer seja com comédia ou não, acho que devem manter o bom trabalho!

    :)

    ResponderEliminar