domingo, 23 de agosto de 2009

A Grande Lacuna Das Editoras Discográficas Portuguesas


Se repararmos bem, a maioria da música editada em Portugal é música comercial, ou seja, é aquela que está constantemente a passar na rádio e que, no geral, é sempre o mesmo tipo de música como o rock, R&B, Pop, entre outros estilos musicais bem conhecidos por todos nós.

Há uma grande falta de consideração para com novas bandas que tentam fazer da sua música o seu ganha-pão. Muitas das vezes são ignoradas e literalmente atropeladas por bandas que nem metade da sua qualidade têm, o que acaba por desencorajar estes ascendentes a músicos, frustrando-os ao ponto de lhes provocar graves bloqueios artísticos e, no pior dos casos, abandonar a indústria de que tanto sonharam poder fazer parte. No mínimo dos mínimos, alguns destes pequenos grandes artistas conseguem actuar em pequenos espaços confinados, adquirir alguns fãs e seguidores, mas, quando chega a altura de conseguirem um contracto com qualquer editora, são simplesmente rechaçados e colocados a um canto. Será que isto é realmente justo? Hoje em dia, os ouvintes de rádio e as pessoas em geral parecem preferir o tipo de música “cliché”, com letras vazias e superficiais, com um ritmo semelhante e que fique no ouvido.

É uma pena que nos dias que correm, haja muito menos sensibilidade auditiva no que diz respeito a material musical de qualidade.

10 comentários:

  1. bom de facto em relação a esta parte da musíca, e das iditoras ainda ha muinta coisa para mudar...mas temos de ter em mente que estas coisas de não divolgarem muintos tipos de musíca e muintas bandas desconhecidas, é muinto relativo...de facto as rádios praticamente só passam musíca comercial, lá está é a musica que hoje em dia se ouve mais...e isso não se pode negar! e também não me parece que a musica comercial vá acabar para se comessar a ouvir aquilo que não se ouve, ou que ainda não se conhece...cada vez mais as pessoas jovens hoje em dia ouvem este tipo de musica que falam no texto! isto não é crítica ... mas sim a realidade no mundo da musica!

    ResponderEliminar
  2. ola vi que deixaram um comentário ao noso texto e fico muito contente, visto que ainda tamos no inicio, concerteza iremos escrever mais textos mas para isso terao de aguardar.

    gostei muito do voso blog, e de concordo com tudo o que pude ler...

    brigado

    ResponderEliminar
  3. Bom blogue! Vou passar mais vezes! :)

    ResponderEliminar
  4. Apesar do "O que é bom!" ser substantivo, acho que até em Portugal as bandas dos dias de hoje têm bastantes oportunidades para se revelarem ao grande público.
    É certo que para uma banda ter grande sucesso é necessário ter uma audiência.
    Alguém que esteja lá para ouvi-los.
    Talvez tambem em Portugal na sua maioria dos jovens preferem musica comercializada.
    Admito que por vezes sou um pouco levado por essa onda dos grandes artistas do mundo da musica.
    Mas como visto do avesso! e sou do avesso! Sei que a industria musical não acaba numa Madonna ou nuns U2.

    Por isso faço também o desafio a todos vós para descobrirem a musica! Ou aliás tentarem cada vez mais descobri-la.
    Porque ném a maior editora sabe tudo sobre musica. Nem um mítico musico sabe tudo sobre música! Ninguém sabe tudo acerca de...

    Deixo também o desafio de ouvirem origens de Portugal, como Amália Rodrigues.
    Sei que pareçe "Kind of Oldie", mas não!
    E se ouvirem a musica, se sentirem a letra (verdadeiros poemas), iram perceber que a muito mais do que duas guitarras ou uma guitarra portuguesa mais uma viola.

    :) do vosso amigo do avesso!

    ResponderEliminar
  5. acho ke o texto diz e verdade acho ke a musica ke nao e comercial devia se ter mais em considaraçao

    ResponderEliminar
  6. Como aspirante a musico, posso dizer que sim, é um facto que o gosto dos portugueses em geral dificulta a entrada de certos tipos de musicos no mercado, pois o gosto geral das pessoas é o q eventualmente influencia as contrataçoes das editoras. No entanto é também um facto que, falando no geral sempre, Portugal é um pais de talentos mas nao de artistas. Mas nao se pode fazer nada. Muitos artistas portugueses criticam aqueles que saiem deste pais e cantam noutra lingua, mas nao encaram a realidade, Portugal nao é um pais propicio é criaçao da arte que é a musica.
    Dou exemplos e peço desculpa se houver algum apreciador destes, isto é apenas opiniao pessoal: o que tem a banda Just Girls que as defina como artistas, e mostre que merecem realmente toda a publicidade e "ajuda" que recebem?;
    eu sei que a populaçao de Portugal está envelhecida, mas será que realmente ninguém se envergonha de o Quim Barreiros e Marco Paulo encherem palcos enquanto bons talentos como a Vanessa (participante da Academia De Estrelas creio eu, agora faz shows na discoteca Trumps ás sextas) e Sérgio Lucas (vencedor da segunda ediçao dos Idolos, nao muito o meu tipo pessoalmente, mas com talento, agora creio que está no programa da Fátima, segundo o q me disseram) sao desperdiçados sem oportunidades? e que o nome José Cid apareça quando se fala em "Artistas Portugueses De Renome"? Eu sinto. E muita.
    dando agora um exemplo de uma situaçao real, há uns dias fui á feira de Corroios, ver um concerto de uma banda rock de um amigo (nao estou a puxar a brasa á minha sardinha por os conhecer, mas eles sao realmente bons). No mesmo dia, no palco principal, tocava o Quim Barreiros. Um homem passou por mim, olhou para o pequeno palco onde eles iam tocar e comentou para a senhora ao lado "ah, aqui é o palco das bandas rascas". Ora esta é exactamente a atitude que impede os novos (e bons) talentos de se revelarem e serem "pegados" pelas editoras. E num desabafo indignado, onde tem um homem que vai a caminho de ver o Quim Barreiros moral para chamar de "rascas" qualquer coisas que seja?

    Eu podia continuar por horas mesmo, acreditem, um aspirante a artista tem muitas frustraçoes em Portugal, mas penso que já mostrei o meu ponto de vista.

    Great Blog :) Uchiha Umi * <3

    ResponderEliminar
  7. Obrigado!

    Acho q o sentido de humor é uma boa forma de lidar com o mundo!

    :)

    ResponderEliminar
  8. Sim, o vídeo é um pouco dado a reacções patogénicas ou, então, a ataques histéricos de riso!

    Acho q tem tudo a ver com este post. As editoras discográficas portuguesas são a maior fonte de material para um comediante! É de rir o quão ridículo chega a ser a falta de produtividade artística!

    :)

    Mas o objectivo é fazer rir, de qualquer das formas!

    :D

    ResponderEliminar
  9. é verdade! Hoje em dia á pouca música com qualidade:(

    Parabéns pelo blog está o máximo!
    bjs para ti sofy:)

    ResponderEliminar
  10. hoje em dia já não se faz musica com qualidade e é uma pena... é triste que cantores portugueses tenham que cantar em inglês, para assim ganharem mais notoriedade... o ministro da cultura deveria apoiar mais estas situações e quem diz na música, diz nas artes em geral

    Parabéns pelo blog está o máximo!
    bjs sofia:)

    ResponderEliminar